DA AGÊNCIA UPI
Um em cada quatro idosos com perda de memória sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) considerado silencioso. Esse ocorre quando uma pequena quantidade de células cerebrais morre.
O estudo, desenvolvido na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, envolveu um grupo de 658 pessoas com idade mínima de 65 anos e livre de demências, que foram submetidos a exames de ressonância magnética cerebral. Esses ainda realizaram testes que mediam sua memória, linguagem, velocidade de processamento de informação e percepção visual. Ao final, concluiu-se que 174 dos participantes já haviam sofrido derrames silenciosos.
Publicado na edição de janeiro de 2012 da revista especializada Neurology, o estudo mostrou que pessoas com derrames silenciosos tiveram menor pontuação em testes de memória do que aqueles que não apresentaram o problema.
“Dado que as condições como a doença de Alzheimer são definidos principalmente por problemas de memória, os nossos resultados podem levar a uma visão mais aprofundada sobre o que causa os sintomas, além de possibilitar o desenvolvimento de novas intervenções para a prevenção”, diz Adam M. Brickman, coordenador do estudo.